Bloqueio literário: onde destrava?

Oi, gente.

Tem algumas coisas por aí que todo leitor sofre. Já falei sobre algumas delas por aqui, talvez nunca tenha me aprofundado tanto nos assuntos mas existe a ressaca literária, a síndrome compulsiva dos compradores de livros que vivem dizendo que não tem nada pra ler – tá, não sou terapeuta, fui eu que inventei isso, mas com certeza deve ser algo tipo um transtorno mesmo – e, por fim, o bloqueio literário.

Olha, é muito mais normal você ouvir dizer que o autor está com bloqueio, não é mesmo? Bloqueio criativo, bloqueio de autor, bloqueio de escrito, não importa. Tá bloqueado e é difícil desbloquear, viu? E quando esse bloqueio vem parar do outro lado das páginas? E quando é o leitor que fica bloqueado? Pois é, isso também acontece.

Você pode até confundir o bloqueio com a ressaca, mas pra mim é bem diferente. A ressaca é aquilo que te deixa mal, te deixa pra baixo, abalado e muitas vezes triste, mas não te impede de seguir adiante. Talvez você não consiga embarcar em uma outra leitura logo no mesmo dia, ou no seguinte, até a ressaca passar, mas isso vai rápido. Amores vêm e vão, ressacas lite
262rárias também! O bloqueio é mais tenso. É algo meio desesperador. Eu resolvi falar sobre isso com vocês porque hoje estou passando por uma fase de bloqueio literário. Após ter terminado uma leitura – vale dizer que gostei muito -, não consegui mais me encaixar com uma próxima leitura. Sigo assim após 3 semanas, tentando iniciar leituras e simplesmente nada me chama atenção, nada me prende. Já tentei os mais variados assuntos, gêneros, autores diferentes, nacionais, internacionais, livro grande, de muitas páginas, livro pequeno, de poucas páginas… Já tentei. Já tentei e foram algumas vezes. Eu realmente não sei… estou simplesmente deixando passar. Lendo uma página aqui outra ali, pra ver se algum livro finalmente vai me desbloquear. Por enquanto nada aconteceu, nada me fez despertar pra vida de leitor novamente. Como lidar? “Paciência é a chave, menina.” – citando alguém que sempre me dizia isso.

De qualquer forma, queria saber de vocês. Já passaram por este tipo de fase? Por algum bloquei desse tipo? Além de ter paciência, há algo que se possa fazer pra se redescobrir?

Me contem! Me ajudem! Por favooooor… Sem minhas leituras, o que será do blog?

Até a próxima!

*.*

 

Comentários

Comentários

2 Comments

  • comment-avatar
    Renata Varela 5 de maio de 2017 (15:10)

    Mah, eu passei por isso de fevereiro a abril! Dois meses sem leitura, eu tava surtando… depois de ler A Resposta isso aconteceu…. Só consegui destravar agora, e li 5 livros em 7 dias hauahau só passou quando eu parei de me preocupar. Não há o que fazer :/ as vezes insistir numa leitura é pior. Já melhorou?
    Bjs
    whoosthatgirrl.blogspot.com

    • comment-avatar
      Marina Herrador 22 de maio de 2017 (14:16)

      Eu dei um tempo, agora parece que destravei. Consegui fazer a leitura de 2 livros e iniciar o terceiro em 15 dias. Vamos ver se mantenho esse ritmo, né?
      Bjs*.*