As mentiras dos leitores

Oi gente!!! 

Quem nunca fez aquela piadinha ou brincadeirinha de 1º de Abril?! Aaaahhh, até eu que sou mais tonta! 
E então, já que hoje é Dia da Mentira, nada mais justo que falar sobre aquelas famosas mentirinhas que todo leitor conta. Bom, não sei se todo leitor, mas confesso que todas essas eu conto, ou já contei uma vez na vida, pelo menos! 

Fiz um TOP # 5  das mais contadas… pelo menos pela pessoa que vos escreve!!!

1. VOU LER SÓ UM CAPÍTULO ANTES DE DORMIR…
Tá… essa mentirinha é mais contada pra nós mesmos até, do que para outra pessoa. O leitor adora se enganar. É algo impressionante!!!
Essa história até funciona quando a gente não está embalado na leitura, quando é aquela leitura que está meio travada. Se o livro é bom e você está empolgado, não se iluda! Você não vai ler só um capítulo e essa vai ser uma grande mentira, que você se arrependerá no dia seguinte quando o despertador tocar!

2. QUANDO TIRAR TODOS OS LIVROS DA ESTANTE PARA LIMPAR, VOU APROVEITAR PARA DOAR ALGUNS…
Praticar o desapego vai além da mentirinha por si só. Eu fico pensando que, mesmo que não gostei, ou abandonei a leitura eu ainda posso querer ler aquele livro um dia, sabe?! Vai ter o momento dele… Deixa ele na estante, não está fazendo mal pra ninguém. Aqui tem espaço pra todo mundo. – ou não, porque daqui a pouco quem tá sem espaço sou eu! 
3. NÃO VOU ESPIAR O LIVRO QUE O DESCONHECIDO ESTÁ LENDO AO MEU LADO…
Quem nunca se contorceu para descobrir o nome do livro que a pessoa ao seu lado, quando está em um ônibus, metrô ou qualquer lugar público, está lendo. 
Você vai se fazer de certinho e dizer que nunca fez isso porque é invasão de privacidade, ou sei lá o quê, mas a grande verdade é que a grande maioria dos leitores espia. 
E não contente com descobrir o nome do livro – só por saber mesmo! – se a pessoa está bem ao meu lado ainda tento acompanhar a leitura, porque vai que é legal, né?! 
Confesso que as vezes ainda fico brava quando viram a página e não terminei de ler aquela, mas fazer o quê?! É a vida…

4. NÃO ESTAVA CHEIRANDO O LIVRO, SÓ ESTAVA OLHANDO ELE MAIS PERTINHO…
Eu sei que cheirar livros é uma prática um tanto quanto comum para leitores – principalmente para aqueles que ainda, como eu, são um pouco resistentes aos e-books. 
Mas gente, eu já fui questionada algumas vezes por estar cheirando livros. Inclusive na livraria antes de comprá-lo. Pois é, as pessoas te olham de um jeito que você se julga muito esquisita, então é melhor dizer qualquer coisa antes que carreguem você e seu livro cheiroso de camisa de força ao hospital psiquiátrico, não!? 
Mas ainda acho que isso pode ser considerado bullying com o leitor. Só acho. Afinal, somos meio esquisitinhos mesmo.
E por fim, a rainha de todas as mentiras de um leitor. A lenda:
5. NÃO VOU COMPRAR MAIS NENHUM LIVRO ATÉ LER TODOS OS QUE TENHO NA ESTANTE…

Isso é impossível, a menos que eu fique desempregada – porque aí também o caso vai além, né?!

Na verdade, isso já deixou de ser mentira. Virou uma lenda. 
Eu preciso ter mais do que uma opção na hora de escolher um livro pra ler. E por que ninguém entende isso?! 
VocÊ pode ter um monte de sapatos para combinar com a roupa que você vai usar naquele dia, e eu tenho que ter um monte de livros disponíveis para que aquela leitura combine com meu estado de espírito, com meu momento. Não importa. Os livros têm que estar lá! 
E sempre são tantas novidades, promoções, datas comemorativas… Não tem como não ser uma acumuladora de livros, mas um dia ainda leio todos! 
Bom gente… essas são as minhas mentirinhas mais frequentes. 
E vocês, queridos leitores. Andam contando muita mentira por aí?! 
Quero saber!!!
Até a próxima. 
*.*

Comentários

Comentários

No Comments