Dia do Bibliotecário

Oi Gente!!!

Hoje é 12 de março, é o Dia do Bibliotecário!
É o dia de parabenizar aqueles que fizeram de sua paixão pelos livros, também sua profissão. Parabenizar aqueles que estão sempre à postos zelando pelas bibliotecas e prontos para nos oferecer as melhores dicas de leitura.

O Dia do Bibliotecário é comemorado no dia 12 de março, e foi instituído em 1980 pelo Decreto nº 84.631, para ser comemorado em todo o território nacional.
Foi instituído para essa data como também homenagem a data de nascimento de Manuel Bastos Tigre, considerado o primeiro bibliotecário concursado do Brasil. 
Prestou concurso para ingressar no Museu Nacional do Rio de Janeiro como bibliotecário e assim se classificou em primeiro lugar, com o estudo sobre a Classificação Decimal. Transferido, em 1945, para a Biblioteca Nacional, onde ficou até 1947, assumiu depois a direção da Biblioteca Central da Universidade do Brasil.
Manuel, além de bibliotecário, era também escritor e poeta. 
Esta profissão, embora não tão reconhecida – mas sem sombra de dúvidas deveria ser – é grande contribuição social e cultural, por isso, nada mais justo que comemorar e parabenizar o dia daqueles que que têm um dom e objetivo em comum: disseminar informação e conhecimento, desenvolver culturalmente uma sociedade. 
Parabéns a todos os biblitecários!!! 
Até a próxima. 
*.*

Comentários

Comentários

No Comments