Organizando livros e leituras: Skoob

Oi, pessoas.

Algumas pessoas já me perguntaram se eu sei todos os livros que tenho, quantos são no total, quantos lidos, quantos não lidos… Estas e outras perguntas são bem corriqueiras, sempre que digo que tenho muitos livros e mostro fotos da minha estante. E, diante desse tipo de pergunta parei para pensar como é que eu faço para me organizar. Bom, existem pontos diferentes da organização, como por exemplo a organização da estante, o método que utilizo para organiza-la, mas sobre isso falei em um outro post – leia mais em Organizando a Estante. Hoje, vou falar sobre como eu faço a catalogação dos livros que tenho e para isso vou falar bastante do meu fiel escudeiro, o Skoob.

O QUE É O SKOOB?

Para quem não conhece, o Skoob é uma rede social com acesso e app gratuito (disponível para Android e iOS), que funciona basicamente como uma estante virtual, onde podem ser adicionados os livros lidos ou desejados e também possibilita compartilhar opiniões sobre a leitura, resenhas e até mesmo efetuar trocas de livros.

 

 

 

COMO ORGANIZAR?

Bom, eu tenho o Skoob há muito tempo, mas, obviamente não há tanto tempo quanto sou leitora. Não sei se já comentei isso por aqui, acontece que quando comecei a ler, lia muitos livros emprestados da minha avó ou mesmo da biblioteca da escola, e os poucos livros que tinha, não me apegava: lia e passava adiante ou doava para a biblioteca da escola. Me arrependo um pouco, mas agora já foi! Daquela época, basicamente os únicos que sobraram foram, por motivos óbvios, minha coleção de Harry Potter.

Sendo assim, fui me lembrando dos títulos lidos nos primórdios da minha existência e adicionando à minha estante no setor dos livros lidos, mas a data da leitura é meio que aleatória, baseada em minhas memórias ou, sei lá qual o critério utilizado. Estou falando isso, porque em um dos grupos do Facebook de leitores que sigo, já vi mais de uma vez questionamentos sobre a data de leitura, se deveria ser do início ou da conclusão da leitura. Eu, particularmente, acho mais lógico que seja a data de conclusão da leitura.

Então, sempre que adquiro um livro novo, automaticamente já adiciono na minha estante, porém com o status quero ler e lá o pobrezinho livro fica, aguardando ansiosamente para evoluir de status para lendo, até chegar ao incrível lido! Porém, dificilmente eu adiciono livros com o status “quero ler” se eu não tiver o livro na estante. Essa é uma peculiaridade minha, um jeito como eu gosto de utilizar o Skoob e organizar minha biblioteca virtual por lá, mas não necessariamente precisa ser a maneira como você vai organizar os sues livros, ok?

 

METAS DE LEITURA

Uma outra funcionalidade legal do Skoob é que a gente pode montar a meta, basicamente anual, e assim ficar acompanhando o ranking entre os amigos e também um geral dos usuários do Skoob. Eu costumo colocar em minha meta 12 livros, anualmente, e que normalmente são aqueles que já estão na minha estante há tempos, precisando ser “desencalhados” e o planejamento – que até hoje na prática só falhou – é que seja lido 1 livro da meta por mês.

Será que esse ano consigo?

Outra coisa legal é que de acordo com as informações que você vai fornecendo à rede sobre suas leituras, você consegue obter informações sobre o seu perfil de leitor, como: quantidade média de páginas lidas no dia, uma média de quantas páginas você teria que ler para que sua meta anual seja atingida e, para mim o mais legal de todos é o paginômetro, que é um contador global de páginas lidas, conforme a atualização feita. Vou ficar tão feliz quando atingir minhas 50.000 páginas lidas… não falta muito!

 

 

A REDE SOCIAL

Como falei lá no início desse post, além de ser uma estante virtual, o Skoob também é uma rede social para leitores. Então o legal é, além de utilizá-lo como método de organização, aproveitar suas funcionalidades para ver o que outros leitores pensam sobre aqueles livros, conhecer novos leitores e trocar experiências. Acho que alguns recursos são pouco utilizados ou até mesmo utilizados de maneira meio “errada”. Não sei se vocês concordam mas o número de resenhas dos livros nunca é condizente com o número de leitores e a qualidade também é algo complicado, porque muitas pessoas colocam trechos do livro e dizem se gostaram ou não. Gente… isso a gente deveria colocar na atualização do status de leitura, só acho. E, uma outra coisa que me desanima das resenhas dos amiguinhos é a quantidade de spoiller que já peguei. Por favor, avisem que sua resenha/comentário tem spoiller… 

Mas aí é uma questão dos usuários, os recursos disponibilizados pela plataforma, se utilizados de uma maneira coerente, são ótimos.  Além disso existe o sistema de troca, mas, confesso a vocês, que não posso dizer muito porque nunca fiz nenhuma troca efetivamente por lá. O dia que eu fizer vou compartilhar com vocês, ok?

 

CORTESIAS

E quem não gosta de um brinde, não é mesmo? Embora nunca tenho ganhado nada – viu Skoob? – eu participo sempre dos sorteios de cortesias disponibilizados. Para participar é simples, basta ser assinante e participar dos sorteios!

CLUBE DE ASSINATURAS

Anteriormente já falei para vocês sobre os clubes de assinatura de livros ou para leitores. Assinei há algum tempo o Clube Skoob. Eu adoro as caixinhas que recebo deles, até hoje não teve nenhuma que eu não gostasse. Os títulos dos livros são sempre incríveis, os mimos são fofos demais. Eu amo e recomendo, viu? Cada mês um tema surpresa, mas se não quiser estragar o momento, evite os spoillers nas redes sociais daqueles que recebem a caixinha antes de você – normalmente por motivos de atraso dos Correios….

Se você quiser assinar para experimentar, clique aqui!

 

Bom, gente. É basicamente assim que me organizo hoje em dia. Aproveitei para contar a vocês um pouquinho mais sobre como funciona essa rede social.

Já tinha, antes do Skoob me organizado de várias formas: planilha de excel, cadernininhos…. E mesmo sendo super adepta às formas de organização mais vintage como o bom e velho papel e caneta, achei no Skoob uma forma mais fácil e prática de organizar minha biblioteca pessoal, recomendo. Como vocês organizam os seus livros?

Até a próxima.

*.*

8 Comments

  • comment-avatar
    Tamires Marins 17 de Janeiro de 2018 (16:07)

    Oi, Mah

    Eu sou a louca do “quero ler”. Se leio uma resenha e me interesso já entro no Skoob e coloco lá para não esquecer. Também coloco muito livro gringo lá quando me interesso por algum no Goodreads.
    Eu também não uso o Skoob há muiiiiiito tempo, eu comecei a utilizar de fato quando criei o blog, em 2015. Praticamente não cataloguei os livros da infância e adolescência lá.

    E as cortesias… eu achava que era lenda urbana, até ganhar uma! Hahahaha Mas em compensação foi o último da série A Mediadora e ele já foi até sorteado! Hahahahaha

    Eu já troquei e gostei muito da experiência. Não tive qualquer problema e os livros chegaram em ótimo estado. Tenho alguns para troca, mas ninguém tem interesse! Hahahaha

    E eu queria muito ter coragem para participar desses clubes, mas pagar e não saber o que vou receber me dá urticária! AHHAHAHAHAHAHA

    Ahhhh, e sobre A Rainha de Tearling… não espera eu ler o terceiro não (se bem que ele vai ser lançado mês que vem). Vale muito a pena mesmo. E olha que passo longe de fantasia, hein!

    Beijos
    – Tami
    http://www.meuepilogo.com

    • comment-avatar
      Marina Herrador 21 de Janeiro de 2018 (17:56)

      Pois é… sei que vocÊ não é a maior fã de fantasia, por isso mesmo que fiquei bem curiosa devido aos seus comentários!
      Vou correr pra ler!

  • comment-avatar
    Jessica 19 de Janeiro de 2018 (18:53)

    Oie,

    Adoro o Skoob para me organizar com os livros, se não fosse por ele não sei o que seria de mim rsrs.
    É uma ótima plataforma. Ganhei uma cortesia uma vez e nem acreditei rsrs.
    Adorei o post.
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br

    • comment-avatar
      Marina Herrador 21 de Janeiro de 2018 (17:57)

      Obrigada, Jessica.
      Eu também não sei o que seria de mim sem ele… estaria até hoje tentando achar a melhor tecnica para catalogar meus livros em caderninhos…

  • comment-avatar
    Natalia 19 de Janeiro de 2018 (21:35)

    Sinceridade? Eu não sei o que seria da minha vida literária sem o Skoob.
    É uma ferramenta fundamental para nos guiar.
    Simplesmente amo e amei essa postagem <3

    Abraços,
    Naty
    http://www.revelandosentimentos.com.br

    • comment-avatar
      Marina Herrador 21 de Janeiro de 2018 (17:57)

      Obrigada, Naty.
      Sim! Skoob é vida para leitures, Naty. Compartilho da sua opinião e não sei o que seria de mim!

  • comment-avatar
    Nanda 22 de Janeiro de 2018 (22:56)

    Meu Skoob é totalmente desorganizado hehehe. No começo, eu até tentava deixá-lo mais bonitinho, seguindo uma lógica que criei na minha cabeça, mas depois, comecei a ter preguiça de arrumar toda vez que lia algo novo (minha estante real é mais organizada que a virtual, por incrível que pareça).
    Beijinhos

    • comment-avatar
      Marina Herrador 23 de Janeiro de 2018 (11:47)

      Comigo já foi o oposto. No começo era bem zoneado, eu meio que sub-aproveitava da plataforma, mas depois fui pegando o jeito! rs
      Bjs