Setembro Roxo - A Gente te Entende

setembro 18, 2020


    Você sabia que este mês também é ‘Setembro Roxo’? 

Desde 2014, o mês de setembro é o mês de Conscientização Sobre a Fibrose Cística, uma campanha criada pelo Unidos Pela Vida – Instituto Brasileiro de atenção à Fibrose Cística. Todos os anos desde então a campanha de adota um tema e o deste ano de 2020 é bem interessante: A gente te entende. 

Sabe essa rotina e novos hábitos que por conta da pandemia nós tivemos que passar a adotar? Quem tem fibrose cística desde sempre tem de fazer tudo isso que agora estamos tendo que encarar como o tão falado hoje em dia 'novo normal'. Pode até ser novo pra muita gente, mas quem tem FC tem que lidar com tudo isso há tempos e por questão de sobrevivência, sim. 

Mas o que é Fibrose Cística?  É uma doença genética, cujas manifestações clínicas resultam da disfunção de uma proteína específica. Basicamente, quem tem essa doença tem muco mais espesso que as outras pessoas e tem muita dificuldade em eliminá-lo. 

Estes hábitos que agora todo mundo fala - e reclama! - tanto, que estamos tendo que nos adaptar por conta da realidade da pandemia que está marcando esse ano de 2020, faz parte do cotidiano de quem tem FC: manter 2m de distância de outra pessoas, uso de máscaras e luvas, e a higienização deve ser sempre impecável.

Um livro e sua adaptação para as telonas, que ambos chegaram juntos aqui no Brasil no ano de 2019 – A Cinco Passos de Você foi lançado pela Globo Livros e o filme produzido pela Lionsgate, tem Cole Sprouse e Haley Lu Richardson vivendo o papel de Will e Stella, dois adolescentes que têm FC e quando se conhecem a atração é imediata, porém são obrigados a manter distância um do outro por questões de saúde. 

A ilustração que tem aqui nesse post é uma das capas do livro, que na minha opinião é a coisa mais linda e sensível. 

As informações desse post foram tiradas do site do Unidos Pela Vida, para saber mais clique aqui



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.